Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CENÁRIO ARQUITETÔNICO

TopKnot



Bom, um dia antes da visita ao forte estive no blog da Lih Florencio e ela tinha feito um post sobre o Topknot, este amontoado de cabelos no topo da cabeça, hahahahaha. Então eu me encantei pelo pentchiado, por ser fácil, prático e legal para qualquer ocasião, montei esse look para o dia a dia e outro para nigth, só que ainda não usei por que estou esperando ela fazer o vídeo que vai me ajudar no make rsrsrs, enfim já que a minha amiga nini que também é fera no make não está com tempo para me ajudar eu peço um help para minhas outras inspirações néah rsrsrs.
Xoxo ^^


Coluna capitolina é uma coluna romana, presente da Itália ao Rio Grande do Norte. O promotor da doação foi o ditador italiano Benito Mussolini, o monumento foi por vezes considerado um símbolo fascista.





Afim de expandir nossos conhecimentos sobre a arquitetura natalense, fomos ao forte dos reis magos, patromonio antigo de nossa bela Natal. Sua construção foi iniciada no dia 06 de Janeiro de 1598 sobre os arrecifes situados nas redondezas da chamada Boca da Barra, sua contrução foi concluída no dia 24 de junho do mesmo ano. O forte desde então é considerado o melhor que existe em toda costa do Brasil, por ser sólido e belo e possuir outras características que o diferenciam de vários outros, suas muralhas podem ter de 9 a 10 palmos de espessura e são dobradas, tendo intervalo cheio de barro. O forte é rodeado por água e a maré estando cheia ninguém pode sair ou entrar.
A planta do forte foi traçada no reino em 1597, atribuída ao padre jesuíta Gaspar de Samperes (ou Gonçalves de Samperes), "mestre nas traças de engenharia na Espanha e Flandres" e discípulo do arquiteto militar italiano Giovanni Battista Antonelli, apresentava a forma clássica do forte marítimo seiscentista: um polígono estrelado, com o ângulo reentrante voltado para o Norte, construído em "taypa, estacada e area solta entulhada". As suas obras ficaram a cargo de seu primeiro comandante, Jerônimo de Albuquerque Maranhão (1548-1618). No contexto da Questão Christie (1862-1865) sofreu reparos em 1863 e, posteriormente, em 1874 (GARRIDO, 1940:50). SOUZA (1885) refere que, à época (1885), as suas muralhas se encontravam derrocadas, jazendo suas 14 peças de artilharia por terra (op. cit., p. 76). O forte foi restaurado junto com a igreja de Santo Antonio e integra um conjunto urbanístico de enorme expressão artística e histórico-cultural em Natal.
Nossa visita foi apenas ao forte, mas também destaco outras construções de grande porte na historia arquitetonica de Natal como o palácio de Felipe Camarão, inaugurado em 1922. Atualmente o palácio é a sede da prefeitura da cidade. O palácio possui uma arquitetura eclética, mesclando influências de estilos arquitetônicos diversos.
No mais estarei postando mais coisas legais que são de encantar o nosso fascínio perante arquitetura antiga e futurista.




GALVÃO, Hélio. História da Fortaleza da Barra do Rio Grande. Rio de Janeiro: MEC/Conselho Federal de Cultura, 1979.

Visite: www.lihflorencio.com.br

2 comentários:

  1. nossa, o post tá enorme, kkkkkk, mas tá muito bom!
    muito legal o forte dos reis magos!!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, me empolguei néah..kkkk
    Obgdinha pedro ^^

    ResponderExcluir